O que é food design? Tudo sobre design de alimentos

O que é food design ?

Com o Food Design (design de alimentos), queremos dizer projetar alimentos ou atos de comer (comer design)

O Food Design é uma disciplina recente que inclui o processo de estudos de design e pesquisa que gera novos produtos relacionados à alimentação. Esta disciplina faz parte do desenho industrial e é responsável pela criação e design de alimentos, partes de produtos alimentares complexos e de alguma forma relacionados a eles. Em Food Design, conheça e misture diferentes disciplinas, como biologia, genética, antropologia, psicanálise, sociologia, nutrição, pesquisa sobre sociabilidade e mediação social e a história dos sistemas cucinaris e formas de convivência.

O Food Design pode ser dividido em várias subcategorias, algumas mais relacionadas à alimentação, outras próximas à esfera do design e, de alguma forma, relacionadas à alimentação.



São elas:

  • Design com comida
  • Comendo design
  • Produto alimentar
  • Design para alimentos
  • Design sobre comida
  • Design de Espaços Alimentares
  • Design de Interiores de Alimentos

1. Design com comida

O design da comida olha para ela como um objeto, e trabalha com ela como se fosse um projeto de design, assumindo sua usabilidade, ergonomia, a lógica de suas industrializações, sua forma, materiais, nomenclatura, embalagem e rituais de uso. Este processo visa criar novos objetos em termos de sabor, textura, temperatura e cor.

2. Comendo design

Esta categoria inclui o design de qualquer situação alimentar em que haja pessoas interagindo com comida. Esta subdisciplina abrange muitas das outras subcategorias descritas acima e, como resultado, pode ser considerada a mais complexa; Conceber situações de alimentação requer que o projetista leve em consideração muitos aspectos diferentes e variáveis ​​incontáveis.

3. Produto alimentar

Este é o design dos alimentos a serem produzidos em massa. Está presente em quase tudo que vemos nas gôndolas dos supermercados.

4. Design para alimentos

O design de todos os produtos úteis para cortar, fatiar, misturar, conservar, armazenar, cozinhar e apresentar alimentos. Nesta categoria, encontramos todos os produtos que fazem parte da preparação, distribuição e comunicação de alimentos. A embalagem não é apenas um recipiente, mas igualmente importante, é um dos meios de comunicação para o produto, que o fará reconhecido e lembrado.



5. Design sobre comida

Diz respeito ao design de objetos inspirados pela comida. Normalmente a comida como um material não está envolvida nesta categoria, ao invés disso, a comida é usada para enfatizar, reinterpretar ou caracterizar a mensagem do produto.

6. Design de espaços alimentares

O design de espaços alimentares considerando todas as características do ambiente alimentar ou de alimentos, como interiores, materiais e cores, mas também iluminação, temperatura e música, bem como vestuário e comportamento dos funcionários e dos clientes.

7. Design de interiores de alimentos

Design de interiores de alimentos é sobre produtos de design de interiores concebidos para espaços de alimentos, como cozinhas, padarias, confeitarias, bares e restaurantes. Mesmo se nesta categoria também, a comida não é envolvida como um material, a metodologia utilizada em Design de interiores para alimentos envolve o conhecimento de muitos aspectos em relação à comida: desde a preparação dos alimentos, até a compreensão do melhor material para desenhar um tampo. A dinâmica da experiência alimentar, para poder projetar a luz, a temperatura e as cores corretas no ambiente alimentar.

Conclusão

Como você pode ver, Food Design é, simplesmente, a conexão entre comida e Design. Food Design é o processo de design que leva à inovação em produtos, serviços ou sistemas para alimentação e alimentação: da produção, aquisição, preservação e transporte até a preparação, apresentação, consumo e descarte. Food Design é o processo que traz inovação deliberada e fundamentada de função, tecnologia ou significado em qualquer coisa que tenha a ver com comida ou comida.

Gostou do nosso post sobre Food Design? Então compartilhe este post nas suas redes sociais. Siga a Gauchaweb no Facebook e no Instagram.

Para solicitar um orçamento de criação de design gráfico ou um site, envie uma MENSAGEM ou ligue (51) 99537-9296. Se preferir envie mensagem pelo nosso whatsapp neste mesmo número.



Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?