6 dicas de como abrir um negócio com pouco investimento

6 dicas de como abrir um negócio com pouco investimento

Em tempos de alto desemprego, empreender em um novo negócio pode ser a única solução

Abrir um negócio no Brasil, tem sido uma frequente realidade nos últimos anos devido aos mais diversos fatores. É claro que o maior desejo de todo empreendedor, é abrir seu próprio negócio de forma planejada e segura, mas nem sempre é assim. O principal obstáculo para que as boas idéias acabem virando um negócio concreto e real é o capital de investimento.

Por este motivo, resolvemos elaborar este conteúdo mostrando que é possível, com criatividade, foco e algum investimento inicial, abrir um negócio de forma sustentável.

A Gauchaweb lhe apresenta 6 dicas de como abrir um negócio com pouco investimento:

  1. Escolha um ramo de negócio que você conheça bem e peça opinião de terceiros
  2. Abra uma empresa MEI que possui menores custos
  3. No início não gaste muito em aluguéis caros e funcionários
  4. Procure oferecer um mix de produtos e serviços para aumentar suas receitas
  5. Invista em presença online e marketing digital logo de início
  6. Você deve reinvestir tudo no próprio negócio para fazê-lo crescer

1. Escolha um ramo de negócio que você conheça bem e peça opinião de terceiros

Conhecer o que você vende é algo essencial para um negócio dar certo, com pouco ou muito investimento. Para que seu negócio dê certo, principalmente sem muito dinheiro para investir, você precisa saber o que está fazendo.

tenha uma boa idéia de negócio

Pense que se já é difícil vender o que conhecemos, imagine o que não conhecemos. Aproveite o conhecimento que você tem sobre algum segmento para empreender de forma mais segura. Seu negócio estará mais sólido se seus clientes se sentirem seguros com seu produto ou serviço.

2. Abra uma empresa MEI que possui menores custos

A modalidade MEI (microempreendedor individual) é a forma mais fácil e barata para um empreendedor formalizar seu novo negócio. Tanto para venda de produtos quanto para prestação de serviços, uma empresa MEI é a melhor solução para iniciar.

Além do baixo custo tributário, a modalidade oferece várias vantagens ao novo empresário, como auxílio técnico do SEBRAE, produtos e serviços bancários exclusivos como crédito e vender para o governo. Outra grande vantagem é o imposto mensal. O seu valor é sempre o mesmo sem surpresas.

3. No início, não gaste muito em aluguéis caros e funcionários

Se você está iniciando, e principalmente se está com poucos recursos, não comece seu empreendimento gastando em excesso. Procure trabalhar sozinho, com seu sócio casa possua um, ou em família.

procure economizar no início do negócio

Outra despesa que pode ser evitada é o aluguel. Se possível, inicie de um ponto próprio, ou se for alugar, procure um imóvel com baixo custo, como pequenas salas comerciais por exemplo. Se o seu negócio for de natureza de serviços, poderá ainda iniciar da sua própria casa, já que não será extremamente necessário atender seus clientes no seu ponto.

4. Procure oferecer um mix de produtos e serviços para aumentar suas receitas

Vender produtos pode parecer fácil, mas se você não conhecer bem o produto e o fornecedor, pode ficar com preço acima do mercado. Para que isso não seja o fim do seu negócio, uma opção é oferecer junto um pacote de serviços.

Muitos produtos necessitam de instalação ou mesmo de suporte. Deixe claro aos seus clientes que você é especialista nisso e que pode ajudá-los a obter o máximo proveito do produto comprado. Além de aumentar sua reputação como especialista no assunto, sua receita será reforçada por recursos que possuem custo financeiro zero.

5. Invista em presença online e marketing digital logo de início

Investir em marketing é uma estratégia antiga, mas principalmente para os novos negócios o marketing representa a mídia mais barata atualmente. Para que seu negócio possa alcançar seu público rapidamente e com custos baixos, o marketing digital é uma ótima opção.

Principalmente em negócios locais, estar presente na internet através de um site e das redes sociais irá lhe aproximar dos seus futuros clientes por valores bem interessantes para quem tem poucos recursos.

Em negócios envolvendo produtos, procure oferecê-los em plataformas já consolidadas como o Mercado Livre por exemplo. Além do site oferecer uma vitrine incrível para seus produtos, ainda lhe permitirá parcelar o pagamento para seus clientes e oferecer fretes com preços diferenciados.

6. Você deve reinvestir tudo no próprio negócio para fazê-lo crescer

estratégia para seu negócio crescer

Evite gastar o dinheiro do faturamento em despesas que não façam parte do negócio. Você deve lembrar sempre da forma como foi difícil iniciar e aproveitar cada recurso para aumentar a solidez do negócio. Retiradas do negócio no começo serão muito prejudiciais, mesmo que em valores baixos.

 

Entenda que quando você retira um determinado valor, você não está somente retirando aquele valor, mas deixando de ganhar o lucro sobre ele e novamente na próxima venda, e assim sucessivamente.

Gostou das nossas dicas? Gostaria de trocar idéias conosco? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o assunto. Se precisar de ajuda no marketing digital entre em contato conosco.

Para solicitar um orçamento de criação de site ou plano de marketing digital, envie uma MENSAGEM ou ligue (51) 99537-9296. Se preferir envie mensagem pelo nosso whatsapp neste mesmo número.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?