O que é web design? Qual a sua utilidade no marketing digital?

O que é web design? Qual a sua utilidade no marketing digital?

Saiba como funciona este método criativo e como o web design ajuda as empresas em suas estratégias de marketing digital

Se você tem dúvidas do que é web design, leia este post e fique atualizado sobre a importância deste trabalho criativo para os negócios.

Design é o processo de coletar ideias e esteticamente arranjá-las e implementá-las, guiado por certos princípios para um propósito específico. Web design é um processo semelhante de criação, com a intenção de apresentar o conteúdo em páginas eletrônicas, que os usuários finais podem acessar através da internet com a ajuda de um navegador web.

Elementos do Web Design

O web design usa muitos dos mesmos elementos visuais principais de todos os tipos de design, como:

Layout

É assim que os gráficos, anúncios e texto são organizados. No mundo da web, um dos principais objetivos é ajudar a visão a encontrar as informações que procuram rapidamente. Isso inclui manter o equilíbrio, a consistência e a integridade do design.

Design Responsivo

Além de organizar os gráficos e textos do site, você deve criar sites que se adaptem a todos os dispositivos disponíveis. Hoje temos basicamente 3, e são eles:

  • Computadores
  • Tablets
  • Smartphones

Cor

A escolha das cores depende do objetivo e da clientela; pode ser simples em preto e branco ou multicolorido. Isso irá transmitir a personalidade de uma pessoa ou marca de uma organização, usando cores seguras para a Web.

Gráfico

Os gráficos podem incluir logotipos, fotos, cliparts ou ícones, os quais aprimoram o web design. Para facilidade de uso, elas precisam ser colocadas apropriadamente, trabalhando com a cor e o conteúdo da página da Web, sem deixar muito congestionado ou lento para carregar.

Fontes

O uso de várias fontes pode melhorar o design de um site. A maioria dos navegadores da Web só pode ler um número selecionado de fontes, conhecidas como “fontes seguras para a Web”. Os criadores fazem isso para que o designer geralmente trabalhe dentro desse grupo amplamente aceito.

Conteúdo

O conteúdo e o design podem trabalhar juntos para aprimorar a mensagem do site por meio de recursos visuais e texto. O texto escrito deve ser sempre relevante e útil, de modo a não confundir o leitor e dar-lhe o que eles querem, para que permaneçam no site. O conteúdo deve ser otimizado para mecanismos de pesquisa e ter um tamanho adequado, incorporando palavras-chave relevantes.

E é ai que o web design se encontra com o marketing digital, otimizando o conteúdo e a estrutura do site para que este seja visitado pelo público alvo desejado. Este tráfego correto proporciona maior conversão em clientes.

Criando Design Web Amigável ao Usuário

Além dos elementos básicos de web design que tornam um site bonito e visualmente atraente, um site também deve sempre considerar o usuário final. A facilidade de uso pode ser alcançada prestando atenção aos seguintes fatores.

Navegação

A arquitetura do site, os menus e outras ferramentas de navegação no design da Web devem ser criados considerando-se como os usuários navegam e pesquisam. O objetivo é ajudar o usuário a navegar pelo site com facilidade, encontrando com eficiência as informações de que precisam.

Multimídia

Estímulos de vídeo e áudio relevantes no design podem ajudar os usuários a compreender as informações, desenvolvendo a compreensão de maneira fácil e rápida. Isso pode incentivar os visitantes a passar mais tempo na página da web.

Compatibilidade

Projete a página da Web para ter um desempenho tão bom em diferentes navegadores e sistemas operacionais, para aumentar sua visualização.

Tecnologia

Os avanços na tecnologia dão aos designers a liberdade de adicionar movimento e inovação, permitindo um web design sempre fresco, dinâmico e profissional.

Interativo

Aumente a participação e o envolvimento de usuários ativos, adicionando caixas de comentários e pesquisas de opinião no design. Converta usuários de visitantes em clientes com formulários de e-mail e inscrições em boletins informativos.

A Gauchaweb cria no seu site, um excelente Design de Interface de Usuário (IU) para uma experiência web satisfatória. Utilizamos planejamento e análise crítica para o projeto e prestamos atenção às especificações individuais do cliente, convertendo o projeto em uma obra de arte simples e elegante.

Para solicitar um orçamento de criação de site ou plano de marketing digital, envie uma MENSAGEM ou ligue (51) 99537-9296. Se preferir envie mensagem pelo nosso whatsapp neste mesmo número. Pergunte-nos como.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?