Os 8 P’s do Marketing Digital

Criação de Sites em Porto Alegre

Os 8 P’s do Marketing Digital

abril 10, 2018 Dicas e Postagens Sobre Marketing Digital 0
os 8 p's do marketing digital

Os 8 P’s do Marketing Digital

Essa nova metodologia é a base do marketing digital

Além dos 4 P’s do marketing tradicional, o marketing para internet possibilita uma maior amplitude com os 8 P’s do marketing digital. O marketing tem passado por transformações, seguindo a tendência do mercado e o comportamento das pessoas. De seu início até hoje em dia, o relacionamento – marcas x mercado x consumidores está diferente: um dos exemplos é a adaptação do composto de marketing no meio digital, sobretudo na internet. Desde então, esta nova metodologia, seguida por métodos que vão das pesquisas até a precisão, tem como foco os 8 P’s do marketing digital.

Além dos 4 P’s do marketing tradicional (produto, preço, promoção e praça), o marketing digital, feito para a internet, possibilita uma maior amplitude, pois estamos na era das redes sociais, com novas plataformas e tecnologias que nos propiciam conversas, e com a possibilidade de trocas de informações com pessoas e empresas.

Os 8 P’s do marketing digital propõem que, além dos 4 P’s, tratados como variáveis controláveis, o marketing na internet possibilita que as variáveis se transformem em processos.

Elas possuem a seguinte classificação para o mix de marketing:

  • Pesquisa
  • Planejamento
  • Produção
  • Publicação
  • Promoção
  • Propagação
  • Personalização
  • Precisão

Veja abaixo uma maior abordagem sobre cada um dos P’s do marketing digital

Pesquisa

Necessitamos de pesquisas, como um mapeamento sobre o usuário, com forte característica de investigação sobre seus hábitos, pois as mídias sociais possibilitam um estudo mais aprofundado sobre como as pessoas se comportam. Dessa forma é possível traçar um perfil mais preciso sobre o público-alvo da empresa.

Planejamento

Em primeiro lugar, o planejamento indica que para se produzir um site são necessárias equipes envolvidas, trabalhando com o mesmo objetivo.

A importância dessa unidade de comunicação é vital para o negócio, pois são vários profissionais envolvidos:
  • Programadores
  • Designers
  • Jornalistas
  • Marqueteiros (ou Marketeiros)

O planejamento de marketing digital passa por etapas, mesmo que seja para a produção de um ambiente digital de uma empresa.

Conheça estas etapas:
  • Análise da situação: onde estamos inseridos no mercado?
  • Objetivos: a meta de onde queremos chegar.
  • Estratégias: de que forma iremos conseguir alcançar nossos objetivos?
  • Táticas: detalhamento passo a passo, promovido por ações que levam a atingir as estratégias.
  • Plano de ação: quais são as atividades de rotina que iremos priorizar? Qual é o tempo para a realização de cada ação? Deveremos indicar a freqüência de cada uma (diária, semanal, mensal).
  • Controle: cada ação poderá ser monitorada em tempo real, o que nos faz obter resultados imediatos.

Produção

Concluída a etapa de planejamento, partiremos para a produção do website da empresa, ou seja, etapa em que realizaremos o que foi planejado.

Publicação

Basicamente, a publicação é a disposição dos conteúdos do site. Este é um trabalho constante, que deve ser relevante para o público e deve ter um planejamento de frequência. Em sites institucionais, a frequência de publicações não é tão alta como em um blog, por exemplo. Outro fator importante é a qualidade do conteúdo.

Promoção

A promoção contempla campanhas com objetivo de promover a marca a partir do marketing de incentivo, com forte apelo à promoção por meio do engajamento tanto quanto, respostas das pessoas.

Propagação

Prioriza a divulgação da marca nas mídias sociais, com objetivo de aumentar o tráfego e, sobretudo, a presença na web.

Personalização

Abrange o marketing de relacionamento, optando por segmentar o mercado consumidor em nichos, caracterizando ações que contemplem as características de cada segmento.

Precisão

Última etapa dos 8 P’s do marketing digital, a precisão contempla a mensuração do tráfego além da análise das metas atingidas, o que resulta nos objetivos alcançados.

Adolpho (2011), deixa claro que a metodologia dos 8 P’s não é um mix dos 4 P’s com marketing digital. É sim, um processo a ser seguido passo a passo para que sua estratégia de marketing digital central, que é se apoiar no grau de atividade do consumidor, possa ser cumprida com êxito.

Em conclusão, os 8 P’s possibilitam que a empresa obtenha resultados sobre seus consumidores, na web, compreendendo que o mais importante é não perder de vista que o marketing digital deve ser integrado ao plano de marketing e de comunicação, e ao planejamento estratégico da empresa.

Finalmente, na Gauchaweb, realizamos o processo de marketing digital para você. Portanto, para solicitar orçamento deste e outros serviços envie uma mensagem ou ligue (51) 99537-9296.